Home | Fale Conosco   Cadastre-se         

NOTÍCIAS

Votorantim continua a poluir São Francisco e IBAMA multa em 2 milhões de reais CIA Mineira de Metais

Data da notícia: 09/09/2005

Fonte: Jornal Estado de Minas

Centro de pesquisas protegerá peixes


A grande mortandade de surubins mortos no Rio São Francisco, estimada em pelo menos 20 toneladas de outubro do ano passado a julho último, levou a direção do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama) a acelerar as providências para a criação de um centro de pesquisas em piscicultura em Minas Gerais.

O novo órgão, além de apurar as causas de problemas como esse e punir os responsáveis mais rapidamente, poderia coordenar ações preventivas, como o treinamento de uma equipe de plantão. Além dessa providência, a informação ontem na Superintendência do Ibama em Minas Gerais é que foi aberta uma sindicância sobre o caso.

Contudo, muito pouco pode ser feito antes da conclusão da perícia técnica nas 24 amostras de água e sedimentos recolhidos em 23 pontos do "Velho Chico" entre Três Marias, na Região Central, e Pirapora, no Norte do Estado. No escritório do Ibama de Montes Claros, o técnico Nei Magalhães Barbalho afirma que a origem do problema pode estar fora do Norte de Minas, já que os peixes já chegam à região em avançado processo de deterioração. "Exames iniciais mostraram que o resíduo líquido despejado por uma indústria de Três Marias apresenta índice de contaminação acima do permitido, o que levou o Ibama a aplicar multa de R$ 2 milhões. Mas é precipitado afirmar que isso tenha sido a causa da mortandade de peixes", afirma. Na Colônia de Pescadores de Januária, o presidente Milton Ribeiro Neves estima que as cerca de 20 toneladas de peixes mortos representam um prejuízo de R$ 160 mil aos pescadores.

"O Surubim é um peixe que assegura a sobrevivência de milhares de famílias de pescadores. Nossa maior preocupação é que problemas como esse representam o desaparecimento desse peixe", diz. Segundo ele, o Surubim do Rio São Francisco é também conhecido como Pintado, para diferenciar de uma espécie parecida, o Surubim do Pantanal.

Ecodenuncia.org 2009
Denuncia do Crime Ambiental em Vazante MG